quarta-feira, 26 de outubro de 2011

Lavando a roupa suja.

imagem google


Sempre lavei a roupa da Maria Eduarda a mão e com sabão Ola para bebês (o cheirinho que fica é maravilhoso e suave, adoro!). Deixo de molho por algumas horas (as vezes assumo que por 1 dia), em um balde que é só dela e não é usado para outros fins, e depois esfrego peça por peça na mão, vendo onde caiu comida, vazou a fralda e assim vai... Os babadores são lavados separadamente mas com o mesmo processo. A roupa só vai para máquina de lavar para centrifugar (isso depois dos 6 meses, antes era na mão também). Os lençois e toalhas também são lavados separadamente.

Acontece que esse procedimento certinho já não dá mais certo. Não dá por causa do meu tempo, não dá por causa da minha mão que ta estrupiada, mas principalmente, não dá mais pelo estado que as roupas dela andam ficando ao longo do dia. Sem contar no aumento significativo na quantidade de roupa suja.

Com a felicidade de ver ela engatinhando para todos os cantos e comôdos da casa veio de brinde as calças encardidas. Por que vamos assumir, a casa nunca esta 100% limpa e a pequena, claro, adora se enfiar nos cantos que deixei para limpar depois. E por dia, por aqui, vai para o cesto de roupa suja dela uma média de 3 calças e 2 bodys, 1 moletom, 1 par de meia e 1 babador (essa média contando as roupas que mando para escola). Levando em conta que nem todo dia consigo ( e tenho ânimo) para lavar roupa, elas vão se acumulando e acabam se juntando as toalhas de banho, lençois, fronhas, mantas...

EU ASSUMO, me rendi e coloquei uma vez (uma veizinha!) essa montanha na máquina de lavar (vocês acharam que eu não tinha máquina, né? hahahah), com o sabão dela (Olá) e para ciclo delicado. Aí que milagre do mundo moderno, fui fazer outras coisas e depois de um tempo ouço o apito dos Deuses. A roupa estava lavada. Ao pendurar chequei peça por peça, só para garantir que estava tudo limpinho, algumas ainda estavam levemente sujas (encardidas) no joelho, voltou para o balde. Logo vi que o ciclo de roupa delicada não era muito eficiente, tinha que apelar para o ciclo normal, que lava mesmo.

Mas aí muitas questões a tona. A roupa vai certamente estragar/alargar/descosturar mais rápido. Será que ainda não é cedo para tal procedimento com as roupas da pequena? Já que a máquina é usada para as roupas do Dri e minhas (claro, as nossas vão para máquina sem dó...rs).

Cheguei a uma conclusão. As roupas para sair, aquelas que não "bato" no dia a dia, na escola eu posso continuar lavando a mão sem problemas, assim não corro o risco delas "estragarem". Quanto usar a máquina para as roupas dela, acho que não é cedo não, ela esta engatinhando por todo canto, vive com a mão na boca ( e tudo mais que ve pela frente), não é a roupa lavada na máquina que vai dar problema (assim espero!).

Esse tem sido meu dilema, bem coisa de mãe ( o Dri não entende até hoje por que ainda lavo a roupa dela na mão), mas ta resolvido. Acho.

E, claro, lembrando que toda roupa que lava deve ser passada, então se otimizar tempo lavando, mais cedo será passada. E mais cedo vai para gaveta. E mais cedo a Maricota usa de novo. Logo lavar roupa na máquina aumenta a vida útil da mesma. Olha achei um ponto bem positivo nisso tudo,rs!

Gente to exagerando? Sou uma mãe maluca? Sendo bem enxerida como vocês fazem com as roupas? lavam na máquina, com sabão próprio para bebês, sabão em pó normal?


Beijos meu e de Maricota com a roupa limpa ;)

P.S: Esperando ansiosa sugestões...

12 comentários:

Thania disse...

Respondi no face mas vou dar meu pitaco aqui tb: rsrs

Ka...eu SEMPRE lavei as roupas da anna na maquina...rs...no começo,beeeeeeeeem no começo, tipo 1 mes q ela tinha nascido eu ainda lavava com Ola...mas hj...OMO mesmo...rs e na maquina e ainda coloco amaciante normal..a unica coisa q eu nao faço é misturar as minhas roupas com as dela...de resto...rs...lavo igaul...e detalhe: nao passo...kkkkkkkkkk #soulouca?

Bjooos

Cyy disse...

Eu ainda lavo na mão...rsrsrs mas to doida p passar pra maquina tbm, mas tenho medo de desgastar as roupinhas! acho q vou fazer q nem você, lavar só as do dia-a-dia mesmo! o sabão sempre usei o Ola bebe tbm! e uso amaciante tbm para bebe, uma deliciaaaa
beeijo p vc e pra Maricota =]

Amanda disse...

Amiga, esse dilema é muuuito coisa de mãe, te entendo completamente!
Bom, porra louca que sou, SEMPRE lavei as roupas da Maju na máquina, até os três meses com Ola baby ou o rosa, mas hoje uso ariel liquido e confort mesmo! As roupinhas não estragam não, coloco no ciclo delicado, as mais encardidas deixo de molho e esfrego na mão antes de colocar com as outras. Não misturo as roupinhas dela com as minhas e do Rê, mas vai tudo pra máquina e depois passo. Ela nunca teve nenhuma alergia, acho que pode sijogar, ou melhor, jogar as roupinhas, na máquina!

Bjinhos

Unknown disse...

Olá, eu lavei na mão por muito pouco tempo, era mudar ou lavar roupa a noite, pois Alice não me dava tempo pra nada durante o dia, tenho 2 posts sobre o assunto se quiser dar uma olhadinha ;)
http://mamaevintequatrohoras.blogspot.com/2011/03/ser-mae-e-aprender-lavar-roupa.html

http://mamaevintequatrohoras.blogspot.com/2010/11/lavando-as-roupinhas.html

bjs

Thiara Costa disse...

amiga tinha feito um comentario enorme aqui,maria clara puxou o cabo do not e caiu a internet,rsrsr!
entao eu sempre lavei as roupinhas da maria na mao,e com sabao de coco.Mas agora com ela engatinhando,e deixando as calcas encardidas(mesmo com a casa limpa,rs) não dá mais,essa smn comecei a lavar na maquina,coloco no delicado.Só as que estao mais sujas como o babador por exemplo,deixo um pouquinho de molho antes,e ate dou uma esfregadinha se for preciso,e as roupas que ela usa pra sair que eu nao lavo na maquina com medo de estragar! rsrs mas o resto vai tudo p maquina,rsrsrs não tava dando conta do servico,e assim já da uma aliviada ne!

bjo amiga na maricota!

Vanessa Guerra disse...

Sempre enfiei tudo na maquina, tbm morria de medo de colocar na máquina e estragar, mas isso nunca aconteceu, coloco no modo delicado tbm e separo as roupinhas dele das minhas e do meu marido. As encardidas tbm deixo de molho e depois soco tudo na máquina sem medo de ser feliz...rs
ha e uso ola pra bebes tbm..

bjs

Anônimo disse...

Marie
Tadinha de nós e de nossas culpas... Só lavei na mão no 1. mês, com sabão de côco, depois q sentí q tudo ia bem, provei na máquina, com sabão delicado, depois de um tempo com pouco sabão mas do nosso mesmo. Esfregava os mais sujos na mão e dá-le na milagrosa! Meu bb aos 4 meses tinha 8 kg, e salve a máquina de lavar roupas e quem a inventou.
Marie

Thati disse...

Ká, não vou te ajudar com seus questionamentos, até pq ainda não sou mãe e tb os tenho! Rsrs!
Quando você me disse que lavava todas as roupas da Duda na mão, confesso que fiquei desesperada! Rsrsrs! ODEIO lavar roupa! Rsrsrs! Mas pensei que uma boa mãe deveria fazer isso mesmo! Rs! Só que consultei outras recém-mamães e muitas lavam na máquina! Aí fiquei aliviada! Rsrs!
Depois vc me conta o resultado desse seu novo processo, tô curiosa! E mais tranquila tb! Rsrs!
Bjooos!

Grauce disse...

Esse lance de máquina vai de cada uma.

As roupas do Junior eu coloco na máquina desde quando ele tinha uns 15 dias.

A praticidade fala mais alto nessas horas.

Maya disse...

Menina, enfia tudo na máquina!!! Faz oq vc disse, lave na mão apenas oq for realmente delicado, ou uma roupinha q vc quer mto guardar!
Aqui se lava tudo no ciclo delicado, separado e com sabão Ola baby tb! Sö oq é delicadinho ou está encardido é que vai para a mão!
Não se sobrecarregue!
Ter tempo para vc e para fazer outras coisas é fundamental!
bjinhos

Cynthia Souza disse...

Minha flor até uns 4 meses eu lavo na mão como vc fazia, dai dos 4 meses até 1 ano eu lavava na maquina as de casa e continuo na mão as de sair. Tenho 3 filhos eu separo as roupas deles das nossas, mais é só isso, sempre usei o mesmo sabão em pó para todas, ak em casa nada de amaciante pois somente o meu marido não é alérgico, espero ter dado uma luz.
Ps: è normal sim ter todas essas duvidas, tenho 3 e ainda tenho duvidas, e aumenta com a idade.
Beijks Cynthia

Anônimo disse...

Olá! Essa é a primeira vez que visito seu blog e resolvi dar um pitaco nessa postagem, depois de ler as anteriores.
Desde sempre lavo as roupas do Douglas na máquina. Até os 5 meses, usava sabão de coco liquido, depois passei pro sabão em pó normal mesmo, até constatarmos que ele tem uma alergiazinha chata, ai comecei a usar esse Ola bebê também (realmente o cheiro é uma delicia, adoro!), sem amaciante nem nada.
Quanto a estragar as roupas não me preocupo porque sei que daqui DIAS nem vai servir mais rs Pelo mesmo motivo, compro roupas baratinhas de algodão pra ele ficar me casa e deitar e rolar no chão, sem dó. As mais caras e bonitinhas eu coloco pra ele sair.
Babadores e paninhos de boca, faço como vc, deixo de molho no próprio Ola em um balde, porque não tem jeito, ficam encardidos rs

É isso! Adorei seu blog e sua filhota é uma gracinha!

Beijo!