terça-feira, 3 de março de 2015

Aprender Brincando



Maricota tem uma mania, na verdade não sei se isso chega a ser um problema ou se é normal da idade ( ela esta com 4 anos), ela não consegue focar muito tempo em alguma coisa, seja um jogo, um desenho...no máximo ela vê um filme inteiro se ela achar muuuuuuito interessante (tipo Frozen, rs). Então eu procuro incentivar com jogos e brincadeiras que sei que gosta e vão estimular esses pontos que eu acho importante para ela.
 
As vezes também compro um jogo novo, trago de surpresa, assim ela anima em jogar...e sai um pouco da barbie e boneca de sempre. Vou falar de alguns tipos de jogos e quais os preferidos por aqui;
 
 
Jogo de Memória:  Aprendizado intuitivo e interativo, estimula o raciocínio das crianças e a memória, assim como a atenção e concentração. Este jogo desperta o desafio nas crianças já que depende muito da sua memória para ganhar. Os jogos de Memória podem ser encontrados em todas as lojas de brinquedos infantis, mas também podem ser realizados de uma forma caseira, com caixas de biscoito, de cereais ou qualquer outra de papelão. É só recortar as figuras com mesmo tamanho e num dos lados colar uma figura que tenha um par igual. Também se pode fazer cartas para o Jogo da Memória com cartolina. Recorte imagens de revistas que tenham duas iguais para formar os pares. Por exemplo, duas frutas, dois animais, dois quadros... e inclusive duas palavras! A Maria adora jogo da memória, prende muito a atenção dela, eu fico impressionada como ela sai bem nesse jogo, por que eu assumo que minha memoria não é das melhores... Ela ganha fácil, sem eu deixar, confesso!

Rouba Monte, adoramos jogar juntas e segue a febre Frozen!
Esse jogo das cores, e da Frozen, é meio que um jogo de memória e vem com giz de cera e cartas em branco para a criança colorir.
 
Esse jogo da memória ela ama!!




 

Quebra-cabeça: Exige que as crianças se fixem bem na peça que escolheram e sejam capazes de analisá-la para procurar outras peças que tenham semelhanças com o desenho, forma, cor, etc., por isso melhora sua capacidade de observação, análise, concentração e atenção. Além disso, brincar com um quebra-cabeça exercita também sua memória visual, visto que deve ter na mente como era a imagem completa e juntar cada peça. Se o seu filho gosta de jogos desafiadores ou que mantenham a sua mente ocupada,quebra-cabeça é a pedida! também ajuda a criança a trabalhar a motricidade fina dos dedos através da manipulação das peças e dos movimentos para juntá-las. Construir um quebra-cabeça exige lógica e paciência. Pode-se brincar tanto sozinho como com várias pessoas, entre amigos ou em família. Além do que não tem idioma, já que se trata de construir uma imagem.
Montar um quebra-cabeça não é somente uma questão de ir unindo peças uma às outras para conseguir formar uma figura ou um desenho. É um jogo que estimula além da concentração, a observação, inteligência espacial e a manter aceso o interesse de chegar até o final. Maria adora e consegue montar os de 120 peças, daqueles com as peças grandes, que facilitam para vizualizar a figura a ser montada.
 
 
Esses de 24 que ela já monta sozinha, me da uns 45 minutos de tranquilidade e paz... hahahah

Esse quebra cabeça fica enorme, e as peças são ótimas pelo tamanho!
 

 
 
Joquempô: Pedra, papel e tesoura, uma brincadeira também conhecida por Joquempô o jo-quem-pô no Brasil, é um jogo que tem despertado muito o interesse das crianças, pela sua simplicidade e facilidade.Do japonês (jan ken-pon), Pedra, Papel, Tesoura é um jogo de mãos recreativo para duas ou mais pessoas, que não requer nada material nem uma grande ou especial habilidade. Basta as mãos das crianças e ter muita sorte. Este tipo de jogo é perfeito para estimular a agilidade, a atenção, coordenação motora e o ritmo das crianças. Esse eu manjo, jogava muito quando era menor e continuo jogando, muitas vezes já me peguei em fila de mercado e espera de médico jogando com a Maria, rs! Por ela ter 4 anos sei que não podemos jogar tão rápido, já vi que esse jogo começa a funcionar bem depois dos 6 anos quando a cordenação e raciocínio estão mais desenvolvidos, mas ela super se vira e adoramos jogar, então vou no ritmo dela.

Quem nunca jogou, né?!

 

 
 
 
Cara a Cara: acho que esse jogo se enquadra em jogos de adivinha e ajudam a estimular a inteligência das crianças. Um dos jogos mais divertidos e inteligentes para desfrutar em família e entre amiguinhos são as adivinhações. Além de divertido que são, as adivinhações ajudam a criança a aprender, associar idéias e palavras, a aumentar seu vocabulário. As adivinhas são ditos populares, jogos infantis geniais que têm como meta entreter e divertir as crianças, contribuindo ao mesmo tempo com a aprendizagem, e o ensino de novo vocabulário. A adivinhação é um passatempo ideal para as horas de diversão com o seu filho.
Esse também é clássico. Agora com diversos temas!
 
 

 

 
Existem outros mil jogos, hoje em dia, que estimulam as crianças em diferentes vertentes. O importante,acho eu, é sentar e jogar junto com a criança. Eu amo esses momentos com a Maria, as vezes não tenho o ritmo dela de montar 3 vezes o mesmo quebra cabeça de 120 peças, maaaaas sempre fico ali do ladinho, acompanhando o seu desenvolvimento e admirando a pessoinha que coloquei no mundo...
 
Vamos curtir nossos filhos e brincar junto com eles!!
 
Beijokas!!
 
 

 

 

 

Nenhum comentário: