quarta-feira, 27 de outubro de 2010

Incentivo a leitura

Minha pequena ainda esta na barriga (mas já na contagem regressiva para sair) e dependendo do ponto de vista ainda é cedo para falar ou pensar em incentivar o habito da leitura na Dudinha, mas eu acredito que pequenos gestos e presentes podem sim, desde agora, incentivar a leitura nos nossos pequenos que nem nasceram.

Eu gosto de ler, assumo que já fui muito mais adepta da leitura (mesmo nessa fase estava muito longe de ser uma devoradora de livros), mas acho importante cultivar esse habito na minha filha, e uma das coisas que eu e o Dri combinamos é que nossa filha sempre terá um livro fácil e didático para ela ler ou simplesmente olhar as imagens, se possível para cada brinquedo um livro (acho a ideia boa, mas como mãe consumista acho que vão sobrar brinquedos e faltar alguns livros, mas prometi para o meu marido incentivar a leitura, e isso vou fazer mesmo).

Li alguns artigos que dizem que o bebê ainda na barriga escuta as histórias que contamos para eles e quando nascem essas mesmas histórias o deixam calmo, verdade ou não eu e o Dri lemos um livro para a Dudinha a uns meses ( já decoramos a história, o livro...) e quando ela nascer vamos fazer o teste...rs

Abaixo fotos dos livros que a Dudinha já tem em sua biblioteca particular (e sim, ela tem muito, mas muito, mais brinquedos que esses livros. Papai que não nós ouça!)


Essa coleção faz parte da campanha, da Fundação Itaú Social, de incentivo a leitura, me cadastrei no site e hoje (alguns dias depois) chegaram os livros infantis sem custo algum, são 4 contos: Bem-te-vi e outras poesias, Lobisomem, O jogo da parlenda, Os três porquinhos.
o site para cadastro é http://www.lerfazcrescer.com.br/



O livro Festa de aniversário é o que a Dudinha sempre ouve a mamãe e o papai lendo ( recomendo todos os títulos dessa coleção, são ótimos), o livro do pinguim foi dado pela vovó Ivete para ler no banho (estimulo esse muito bem aceito pelas crianças, segundo os artigos que li) e o livro com 365 histórias, que foi dado pela minha prima Juliana, é uma história por dia, assim não repetimos nenhuma por 1 ano, as histórias são da Disney e já lemos algumas para nossa pequena.


Bom agora é esperar ela nascer para saber se ela vai se acalmar com a leitura de todo dia e o mais importante se vai gostar do habito da leitura, por que quem tem que querer ler é ela, não podemos forçar nada, só incentivar...rs

Bjos meus e da Dudinha!!

8 comentários:

Julia disse...

Oiii flor‼
Sabe que uma coisa que eu quero muito inentivar na Yasmin é a a leitura , é um hábito saudavél, rico, que só tem a enobrecer o carater da minha menina, e da sua também.

Acho super legal ler livros pra ela na barriga, eu canto muiiito pra Yasmin, e acho que mesmo desafinada ela gosta, afinal me esforço né ?

Eu fiz meu cadastro pra receber os livros do itaú, tô esperando chegar, mas acho super legala iniciativa d evcs de estimularem sim, é importantissimo pra criança.

Bjos pras duas

Juu e Yasmin

Marina Queiroz disse...

Amei o seu blog, e lendo o seu post, achei que você pode gostar de participar de um sorteio de um livro lá no meu. Passa Lá
http://retratoquefala.blogspot.com/
Bjaum
To te seguindo

Crys Silva disse...

Oiii!
Vim retribuir a visitinha!
Adorei seu Blog!
Então nossas Dudas estão quase chegando!
Parabéns,lindo nome da sua nenem!

Adriana Bandeira disse...

Você é publicitária? Eu tbm sou uma quaaaase, não terminei o curso.
Sobre o assunto leitura, sou inteiramente a favor também. Eu sou uma leitora nata, adoro qualquer papel que contenha letrinhas, e meu Miguel, se depender de meus esforços, será tão doido por livros quanto eu!
Bjos

Unknown disse...

Oiiiiii

também recebemos os 4 livrinhos esta semana e adorei a iniciativa do itaú.

Li p/ meu filhinho de 6 meses e quando ainda estava na barriga eu também lia muitas historinhas para ele!!!

um super beijo

Anônimo disse...

1 brinquedo = 1 livro

Bjo,
amo vocês duas, Vida e Vidinha, Karina e Dudinha!

Marido e pai com muito orgulho!

☆♥ Rô ♥☆ disse...

Karina, obrigada pela sua visita lá no cantinhodo Miguelito. Estarei por aqui acompanhando vc e a Duda mais de perto,tah. Nossa, meus filhos leem bastante... a de 13 anos consome mesmo, é quase alimento pra ela...agora o caçula,de 11 eu tenho q incentivar, empurrar coisas boas, pq se depender dele é só gibi... quero q meu Miguel goste tanto de ler qto o pai....uhhihihi
Bjs pra vc e pra Dudinha.

Erika disse...

Oi flor,

passei por aqui e adorei o seu blog. Caramba, vc já está na reta final né, delicia, daqui a pouco a filhotinha tá aí nos seus braços.

Eu acho super valido o incentivo a leitura, meu filhote tem 2 anos e tem vários livros. Adora!!! Eu tb amo ler...

Vou te seguir... Se quiser passa pelo meu cantinho: diariodamaedopedro.blogspot.com

bjo grande